O que impede emagrecer?

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Seguir uma dieta, iniciar atividades físicas ou até mesmo optar por cirurgia bariátrica. As estratégias para emagrecer são várias, mas todas costumam falhar por um mesmo motivo: a dificuldade que as pessoas têm de mudar hábitos. Construídos ao longo da vida, eles são difíceis de serem abandonados, mesmo que a pessoa tenha consciência que se trata de algo ruim para a saúde.

A estrategista de emagrecimento Mari De Chiara, uma das responsáveis pelo Afine-se, método de emagrecimento que auxilia pessoas a eliminarem peso com estratégias baseadas em mudança de comportamento, destaca que é preciso estar atento. “Já acompanhei pessoalmente centenas de casos e posso afirmar que milagres não existem quando o assunto é emagrecimento. Se a pessoa não muda hábitos nocivos, inevitavelmente, volta a engordar”, afirma.

De acordo com a especialista, alguns comportamentos boicotam a perda de peso definitiva, entre eles, dormir pouco. “Dormir bem regula os níveis de grelina e leptina, hormônios que, respectivamente, regulam a fome e a sensação de saciedade”, explica Mari De Chiara. Esses hormônios, quando desregulados, afetam o controle do peso, pois a pessoa está sempre com fome. Não ter uma rotina de sono adequada, com pelo menos 6 horas por noite, atrapalha a perda de peso. Conforme Mari, “não planejar a alimentação” também é prejudicial. “Quem não planeja as refeições, perde o controle sobre a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras que ingere. Uma dica para quem come em restaurantes por quilo, por exemplo, é observar o que há disponível, planejar a refeição e depois entrar na fila para pegar os alimentos. Quando a refeição é feita em casa, a dica é planejar as compras da semana. Também vale a pena escolher um prato pequeno para servir a comida”, observa.

Alinhado com o planejamento das refeições, prestar atenção ao que se come é um hábito que deve ser praticado apesar das distrações. De acordo com um estudo da Universidade de Surrey, na Inglaterra, divulgado pelo Journal of Health Psychology, manter o foco na comida durante as refeições provoca maior sensação de saciedade. “Você deve se alimentar com calma para que seu organismo entenda exatamente quando está saciado”, indica. A mastigação dos alimentos é importante no processo da alimentação.

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