Hospitais filantrópicos e santas casas terão linha de crédito

0
96

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou na manhã desta sexta-feira (15), a abertura de uma linha de crédito para hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul no valor total de R$ 90 milhões.

– É um empréstimo do estado para viabilizar o funcionamento dos hospitais – frisou a secretária. O anúncio foi feito durante encontro com cerca de 200 gestores de hospitais de todo o RS, em Porto Alegre.

Os valores estarão disponíveis pelo Banrisul para 112 hospitais via Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, Sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos (FUNAFIR).

– O FUNAFIR foi um pedido da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul. Estamos atendendo a esse pedido. O governo Eduardo Leite foi sensível em relação a isso – explicou a secretária.

Arita Bergmann ainda detalhou aos gestores a situação financeira do governo do estado na área da saúde. Com hospitais, o total empenhado chega a R$ 93 milhões.

A secretária também revelou que, a partir de março, o governo do estado destinará cota orçamentária cheia à saúde, o que permitirá cumprir os 12% constitucionais. Essa medida possibilitará o empenho dos contratos com hospitais, municípios e fornecedores de medicamentos, com o correspondente recurso financeiro.

FONTE: Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui