Famílias brasileiras começam o ano de 2019 com menos dívidas

0
126

O percentual de famílias brasileiras que apresentam algum tipo de dívida chegou a 60,1% em janeiro de 2019. Os dados foram divulgados nesta semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse montante representa uma queda em relação aos 61,3% apurados no mesmo mês de 2018.

O cartão de crédito continua sendo o grande vilão e a principal fonte de dívidas dos brasileiros, como explica a economista da CNC, Maianne Hanson. – A gente observa que o cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de dívidas citadas, quando a gente pergunta para as famílias quais são seus principais tipos de dívidas. Em seguida, a gente observa os carnês de lojas ainda, que é aqueles créditos junto ao lojista, muito usado para comprar móveis e eletrodomésticos e, em terceiro lugar, agora em janeiro, a gente percebe que o financiamento de carros ficou em terceiro lugar nos principais tipos de dívidas mais citados – ressaltou a economista da CNC.

O total de inadimplentes, ou seja, àqueles que possuem contas em atraso, também caiu em relação a janeiro do ano passado, registrando 22,9% neste mês em comparação aos 25% do período anterior. Além disso, também diminuiu o volume de famílias que disseram que não tem condições de pagar suas contas, passando de 9,5% em janeiro de 2018 para 9,1% neste mês.

Mesmo com as quedas nas comparações anuais, ocorreu um leve aumento do endividamento em relação a dezembro do ano passado, quando o percentual esteve em 59,8%.

FONTE: Agência do Rádio

RESPONDER

Por favor digite um comentário
Preencha seu nome