Netflix é processada por frase utilizada em “Black Mirror: Bandersnatch”

0
94

A Netflix foi processada nesta sexta-feira pela editora americana Chooseco, que acusa a gigante do streaming de violação de marca registrada pela utilização da frase “Choose your own adventure” (“Escolha sua aventura”, em português) em “Black Mirror: Bandersnatch”. Conforme informações do Deadline, a empresa pede uma indenização de pelo menos 25 milhões de dólares.

Em documentos obtidos pelo Deadline, a Chooseco afirma que registrou o uso da frase, que é o título de uma franquia de livros da empresa, em relação a filmes, livros e outras formas de mídia. Além disso, informa que a 20th Century Fox detém os diretos para desenvolver um filme baseado nas obras “Choose Your Own Adventure”, nas quais os leitores influenciam o enredo e o desfecho da narrativa.

No processo, a empresa também diz que a Netflix entrou em negociações em 2016 justamente para licenciar a frase para filmes e desenhos animados interativos. No entanto, afirma que o serviço de streaming não possui esse direito atualmente.

“A Netflix intencionalmente e deliberadamente usou a marca famosa da Chooseco para se beneficiar de associações positivas com – e da nostalgia causada pela – a marca em adultos que leram a série enquanto jovens”, afirma a ação. A Chooseco ainda diz que a utilização da frase no filme está causando confusão e prejudicando sua marca.

A Netflix ainda não se posicionou sobre o assunto. “Black Mirror: Bandersnatch” foi disponibilizado no dia 28 de dezembro no catálogo da plataforma de streaming. A história traz um jovem programador que trabalha para criar um jogo de computador inspirado por um romance no estilo de “escolha sua aventura”.

RESPONDER

Por favor digite um comentário
Preencha seu nome