Vista Gaúcha adquire máquina colhedora de silagem

0
337
Máquina já está a disposição do município (Foto: Divulgação/ASCOM Vista Gaúcha)

No mesmo período em que a atividade leiteira voltou a ser prioridade na Região Celeiro, tendo sido a demanda escolhida para a Consulta Popular deste ano, o município de Vista Gaúcha reforça a sua posição no setor.

Foi com o objetivo de valorizar e fortalecer a bacia leiteira e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais que a administração municipal adquiriu uma Máquina Colhedora de Silagem Auto Propelida, da marca ZS Máquinas, modelo SZ2010, traçada 4×4. A maquina nova foi adquirida através de Processo Licitatório nº 62/2019, Modalidade Pregão Presencial, sob nº 28/2019.

O município precisou desembolsar o montante de R$ 495.000,00 (Quatrocentos e noventa e cinco mil reais), recursos estes do caixa livre do da municipalidade para garantir a aquisição.

O Prefeito Celso José Dal Cero destacou o quanto essa maquina será importante na colheita de silagem, haja vista que todos os anos os produtores encontravam dificuldades na colheita, em virtude de que as enciladeiras não venciam atender todos os produtores e gerava grandes transtornos ao Poder Publico, mais ainda ao produtor rural.

A maquina vêm equipada com Kit Colhedor de Silagem com capacidade de produção mínima de 50 toneladas/hora, com regulagem de corte para tamanho de partículas entre mínimo 5mm e 50mm, com no mínimo 04 rolos de alimentação, e 28 facas, que tritura 90% do grão com afiador automático embutido acionado do posto do operador, com plataforma área total para colheita de milho de 3,10m de largura, e tubo de descarga com acionamento eletro/hidráulico.

“Economizamos recursos de todas as partes, muitas vezes tivemos que pisar no freio para que sobrássemos estes recursos para esta aquisição, que no meu ponto de vista é uma das maiores conquistas que a Administração Municipal juntamente com os Secretários Municipais e Vereadores conseguiu neste mandato, pois, desta forma poderemos proporcionar que os nossos agricultores consigam fazer sua colheita na época certa e proporcionar alimentos de boa qualidade ao seu rebanho leiteiro, e assim atender um pedido feito juntamente com o Conselho Municipal da Agropecuária que por muitas vezes foi discutido com a Administração Municipal”, destacou Dal Cero.

A máquina já esta a disposição da Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente de Vista Gaúcha para prestar serviços aos agricultores.

O município de Vista Gaúcha se destaca na produção leiteira dentro da Região Celeiro do estado do Rio Grande do Sul, sendo essa uma importante atividade econômica para o município.

Os incentivos públicos para a atividade tem sido essencial nas cidades que mantém experiência exitosa nesta área, uma vez, que nos últimos anos, pelo menos na região noroeste, tem diminuído o número de famílias envolvidas com o leite.

Um dos fatores apontados pelas famílias para abandonarem e partirem para outra área e muitas vezes até para se tornarem estatísticas do êxodo rural, é exatamente a falta de estrutura pública para se trabalhar no campo. Falta de apoio, de máquinas, estradas, incentivo direto, indireto e a insegurança no preço do produto que é uma eterna quebra de braços entre os produtores, governo e mercado e dificultam a vida de quem escolhe viver da atividade.

Em Vista Gaúcha, diversos programas públicos ou de parcerias são implantados com o objetivo de manter o campo atrativo para as famílias. A bastante tempo o município também é uma referência na qualidade de suas estradas interioranas que são elogiadas cotidianamente.

A compra de mais essa máquina reforça essa vocação de Vista Gaúcha para a produção leiteira e para o setor primário, que segue forte no município.

FONTE: Sistema Provincia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui