RS deve produzir 1,6 milhão de toneladas de trigo nesta safra

0
84

A abertura oficial da colheita de trigo de 2019 no Rio Grande do Sul aconteceu no campus da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), no último sábado (05). Autoridades políticas e representantes de entidades participaram do ato.

Na ocasião, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, pediu o apoio de diversos setores da economia ao Projeto de Lei do novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul, encaminhado pelo governador Eduardo Leite para discussão e votação na Assembleia Legislativa.

– A medida busca desburocratizar a máquina estatal e equilibrar proteção ambiental e desenvolvimento socioeconômico – afirmou Covatti Filho.

Conforme a Emater-Ascar, em 2019, os triticultores gaúchos semearam 739,4 mil hectares, um aumento de 4,12% em relação à safra do ano passado (710,1 mil hectares). A produção estimada no Estado é de 1.620.894 toneladas.

O mais recente Informativo Conjuntural da Emater-Ascar revela que 5% das lavouras gaúchas com trigo estão na fase de maturação fisiológica, que antecede o ponto ideal para colheita. Outros 3% encontram-se em desenvolvimento vegetativo e 28% em floração. A maioria da área (64%) está na etapa de enchimento de grãos.

As plantações com o cereal no Rio Grande do Sul representam 37% do total cultivado no Brasil neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui