Produção de grãos crescerá 27% na próxima década

0
185

Na próxima década, o Brasil vai produzir 300 milhões de toneladas de grãos, ou seja, mais 62,8 milhões de toneladas, o que representa 27%. O crescimento anual deverá ser de 2,4% até os anos de 2028 e 2029. Os números são do estudo ‘Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29’, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), atualizados em julho deste ano.

O estudo leva em consideração para os cálculos, a produção de grãos de 236,7 milhões de toneladas, segundo levantamento de maio deste ano da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

De acordo com José Garcia Gasques, coordenador geral de Avaliação de Políticas e Informação do MAPA e um dos pesquisadores das projeções, o aumento virá, principalmente, do cultivo de soja e de milho nos estados do Mato Grosso (+129,5 mil toneladas) e do Paraná (+ 64 mil toneladas).

Produtividade:

A produtividade da agricultura (Produtividade Total dos Fatores – PTF) deve crescer no próximo decênio a uma taxa anual de 2,98%, pouco abaixo da calculada para os anos anteriores.

– Além disso, testes realizados sobre os impactos de políticas públicas mostram que entre outras medidas, os investimentos em pesquisa e as exportações do agronegócio são as principais variáveis impactando positivamente na produtividade – destaca José Garcia Gasques. Ele também cita o crédito rural e os preços agrícolas como fatores significativos para o aumento da produtividade.

FONTE: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui