Municípios da região ganham veículos para auxiliar idosos e deficientes

0
147
Entrega dos veículos ocorreu na última sexta-feira, em Porto Alegre (Foto: Dyessica Abadi/Palácio Piratini)

Prefeituras e entidades assistenciais de 77 municípios do Rio Grande do Sul receberam, na sexta-feira (14), 37 carros e 45 micro-ônibus adaptados para pessoas com deficiência e idosos da Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os veículos totalizam investimento de R$ 14,8 milhões.

Em todo o Brasil, o governo federal vai entregar 529 veículos, 321 carros e 208 micro-ônibus, representando investimento de R$ 72,9 milhões. Os municípios contemplados atendem 2,9 milhões de famílias, o que corresponde a cerca de nove milhões de pessoas. O ministério do Desenvolvimento Social (MDS) disponibilizará a adesão à ata de registro de preços para as cidades que não foram incluídas nessa entrega e que possuam recursos financeiros disponíveis para obter os veículos. O prazo de adesão é um ano.

Em novembro, o titular do MDS, Alberto Beltrame, assinou a portaria que cria o MOB-SUAS, ampliando a mobilidade, acessibilidade e transporte de usuários e equipes multidisciplinares da Rede de Proteção Social da Assistência Social. Segundo o ministro, o foco é unificar esforços em torno do bem-estar das pessoas. – Nosso trabalho é minimizar o sofrimento das pessoas e participar de forma unificada na Rede Proteção Social, promovendo qualidade de vida a quem depende da mão do estado para ter um mínimo de dignidade – reiterou Alberto Beltrame.

Para o governador José Ivo Sartori, o estado precisa existir para as pessoas e levar atendimento social aos que mais necessitam. – Os benefícios desta entrega de veículos vão ficar para quem necessita, para as próximas gerações e para o futuro do Rio Grande do Sul. Levam qualidade de vida, bem-estar e esperança aos gaúchos – frisou o governador.

Municípios contemplados:

Porto Alegre, Água Santa, Bossoroca, Caçapava do Sul, Rosário do Sul, Cacequi, Camargo, Canoas, Canudos do Vale, Caseiros, Carazinho, Charqueadas, Ciríaco, Ametista do Sul, Colorado, Crissiumal, Dois Lajeados, Engenho Velho, Estrela, Floriano Peixoto, Tapes, Gramado, Guaíba, Giruá, Ibirubá, Independência, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Nova Bassano, Nova Bréscia, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Parobé, Pinhal Grande, Doutor Ricardo, Coqueiro Baixo, Pedro Osório, Pejuçara, Boa Vista do Buricá, Braga, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Viadutos, Rodeio Bonito, Sananduva, Campo Novo, Santa Rosa, Santana do Livramento, Severiano de Almeida, Santo Antônio do Planalto, Sobradinho, São Valentim do Sul, Seberi, Segredo, Selbach, Sinimbu, Sobradinho, Serafina Correa, Toropi, Tapera, Vera Cruz, Portão, Sapucaia do Sul, Vacaria, Bom Princípio, Estância Velha, Torres, Formigueiro, Caiçara, Nicolau Vergueiro, Três Cachoeiras, Rolante, Chapada e Frederico Westphalen.

FONTE: SECOM-RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui