Colheita já supera 80% da área cultivada com soja no Estado

0
187
Muitas lavouras financiadas apresentaram baixa produtividade e os sojicultores gaúchos solicitaram vistorias do Proagro (Foto: Diones Roberto Becker)

A colheita da soja avança no Rio Grande do Sul e já alcança 84% dos 5,9 milhões de hectares cultivados na safra 2019/2020. No entanto, muitas lavouras financiadas apresentam produtividade abaixo da estimativa inicial e os agricultores estão solicitando vistorias do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Na região administrativa da Emater-Ascar de Ijuí, que abrange municípios do Corede Celeiro, a colheita se aproxima do final (98%). As áreas afetadas pela estiagem apresentaram baixa produtividade, aumento da incidência de grãos esverdeados, malformados e de tamanho reduzido, além de baixa umidade do produto ceifado.

Técnicos da instituição estão preocupados com a reserva de sementes nos estabelecimentos, pois os grãos estão com qualidade aquém dos padrões. Por isso, muitos agricultores optaram por não armazenar e adquirir semente na próxima safra.

Na Região Noroeste, a comercialização da atual produção e de estoques de anos anteriores dá preferência para o faturamento do produto depositado em empresas cerealistas e a conservação de estoques nas cooperativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui