Caciques do estado demonstram apoio a Carlinhos Alfaiate

0
63
Caciques do estado declaram apoio ao cacique Carlinhos Alfaiate (Foto: RD Foco)

Uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 25, na Escola Toldo Campinas, na Estiva, Terra Indígena do Guarita, reuniu o Cacique Luis Salvador da Terra Indígena (TI) Rio dos Índios de Vicente Dutra, Cacique Deoclides de Paula, da TI Candoia, (Coordenador do CEPI-Conselho Estadual dos Povos indígenas do RS) de Faxinalzinho, Cacique Arão, da TI Campo do Meio, do município de Gentil e o Cacique Darci, da TI Votouro, de Benjamin Constante do Sul.

Na reunião os líderes indígenas deixaram claro o apoio do colegiado para o cacique Carlinhos Alfaiate da Terra Indígena do Guarita, que enfrenta um confronto com o seu vice, Vanderlei Ribeiro, que tenta derrubar Alfaiate e assumir o comando do Guarita.

No último sábado foi registrada uma tentativa de homicídio contra Alfaiate. Um grupo armado teria invadido a casa do cacique que precisou fugir enquanto os invasores ateavam fogo na sua casa. Foram efetuados diversos disparos de armas de fogo, sendo encontrado no local da ação projeteis de diversos calibres, inclusive de fuzil.

Em contato com o RD Foco, o cacique afirmou que um de seus filhos foi vitima de agressão nesta quinta-feira, 24. Não há detalhes do caso.

Alfaiate também informou que um efetivo da Polícia Federal deve se deslocar para a Terra Indígena a partir deste sábado, 26. A Brigada Militar já reforçou o patrulhamento no local para coibir novas ações criminosas.

A FUNAI pediu uma intervenção federal no Guarita, mas até o fechamento desta notícia o juiz Sérgio Moro ainda não tinha decidido sobre o assunto. Uma fonte nos informou, extra-oficialmente, que o ministro pediu mais informações sobre a situação da reserva antes de tomar uma decisão.

FONTE: Sistema Província

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui