10 passos para empreender com mais segurança

0
443

Empreender pode ser uma tarefa árdua e cheia de percalços, mas também é um grande desafio diário que pode resultar em várias conquistas para quem não desiste. Por isso, aprender com quem já achou o caminho das pedras pode ser uma alternativa inteligente.

Empresária de semijoias, Samantha Esser começou no ramo vendendo de porta em porta há nove anos e, aos poucos, foi consolidando seu negócio. Hoje a ex-“sacoleira” está à frente da marca que leva seu nome, consolidada no mercado atacadista. Sua carteira conta com mais de 3 mil clientes ativos no Brasil e em países como Austrália, Estados Unidos e Portugal.

Samantha entende que o empreendedorismo sempre esteve presente em sua vida e que desde nova tinha ideias e criava formas de ganhar dinheiro. “Sempre fui muito curiosa, o que foi muito importante para o meu crescimento, pois não me acomodei ou parei de estudar”, comenta. Ela entende que tudo muda muito rápido e que manter-se informada não é uma opção, é uma necessidade. “Estou sempre fazendo algum curso, participando de workshops, o que me ajuda a crescer a cada dia”, afirma.

A empresária lembra que o mercado de trabalho é, em geral, dominado por homens, e que mesmo no ramo das semijoias já teve muitas portas fechadas pelo simples fato de ser mulher. “Os desafios de se posicionar como mulher no mercado são diários, mas fazem toda a diferença para alcançar o sucesso. Nesses anos todos aprendi e passei por muitas coisas que fizeram de mim a empreendedora que sou hoje.”

Pensando em ajudar as mulheres que desejam empreender, Samantha preparou uma lista com 10 passos. Mas, além deles, ela aconselha a jamais desistir dos sonhos e objetivos. “Render-se ao medo ou à insegurança é se deixar derrotar e isso não pode acontecer. O conhecimento é essencial para o crescimento pessoal e profissional, portanto não estacione. Procure se manter sempre atualizada e por dentro de tudo que acontece no seu segmento”, recomenda a empresária.

10 passos para quem quer empreender, por Samantha Esser:
1- Inovação: Foco no negócio, sempre criando e surpreendendo.

2- Liderança: Ser líder de você mesma exige autoconfiança e gerenciamento de rotina.

3- Planejamento: Planejar o percurso e a estimativa de tempo que levará até onde quer chegar.

4 – Escute Especialistas: esteja aberta a ouvir críticas e disposta a fazer mudanças que vão somar.

5 – Atualização: Busque estar um passo à frente de seus concorrentes.

6 – Networking: Sua rede de relacionamento é que vai te levar ao topo. Busque aumentá-la e diversificá-la.

7 – Estude: Sempre terá conhecimento a ser adquirido. Busque novas pesquisas e estude seu mercado.

8 – Assuma riscos calculados: Saia da zona de conforto. Estabeleça prioridades e atenda às demandas com agilidade.

9 – Dedicação: Nada funciona sem o olhar do dono. Esteja focado e dedicado ao seu negócio. O preciosismo pode ser um diferencial.

10 – Satisfação do cliente: Cumpra prazos e mantenha relacionamento transparente e saudável.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui