Tenente Portela recebe nova remessa de testes rápidos para Covid-19

0
90
De acordo com a SES, Tenente Portela possui um saldo de 580 testes (Foto: Reprodução/G1)

O Governo do Estado começou a distribuir, na sexta-feira (29/05), a quarta remessa de testes rápidos para diagnóstico do coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Sul. O repasse, que soma 131 mil testes, foi feito pelo Ministério da Saúde.

Considerando todos os lotes anteriores, o total repassado chegará a 348,4 mil testes. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), todos os 497 municípios receberão testes. O mínimo encaminhado será 40. Um dos critérios, que é o contingente populacional, considera um teste para cada 100 habitantes.

O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela titular da SES, Arita Bergmann, em transmissão ao vivo pelas redes sociais na quinta-feira (28/05). Conforme a secretária, outros grupos populacionais poderão ser testados a partir do novo envio.

A prioridade para a aplicação dos testes segue, no entanto, para grupos que têm trabalho essencial ou que são considerados de risco. São os trabalhadores da saúde, trabalhadores da segurança e do sistema penitenciário, residentes e funcionários de instituições de longa permanência de idosos, idosos acima de 60 anos com comorbidades e população acima de 50 anos, além de transportadores e motoristas.

A última rodada da primeira fase da pesquisa da UFPEL apontou que há 20,2 mil pessoas que já tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, contra os 24,8 mil estimados na penúltima etapa, divulgada há 15 dias. Não se trata de queda, mas, sim, de indicativo de que a contaminação se manteve estável. O resultado, segundo os pesquisadores, é positivo

Tenente Portela, de acordo com os dados repassados pela SES, receberá nesta quarta remessa dez caixas, totalizando 200 testes. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o município possui um saldo de 580 testes, que poderão ser aplicados em pessoas que apresentarem sintomas ou complicações provocadas pelo Covid-19.

Fonte: ZH

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui