Região Celeiro receberá 640 testes rápidos para Covid-19

0
194
Cada caixa possui 20 testes individuais (Foto: Divulgação/SECOM-RS)

A partir de hoje (15/04), o Governo do Estado começará a distribuição do lote de 25 mil testes rápidos sorológicos para identificação de novos casos de coronavírus (Covid-19). Os municípios receberão os kits conforme o número de habitantes e de pessoas infectadas.

Para a Região Celeiro, a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) enviará 32 caixas, totalizando 640 testes individuais. Três Passos ganhará 60 kits, enquanto que Coronel Bicaco, Crissiumal, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, Tenente Portela e Tiradentes do Sul, irão receber 40 testes rápidos cada. Os demais municípios da Região Celeiro serão contemplados com uma caixa cada.

Trabalhadores da saúde, da segurança pública e do sistema penitenciário, terão prioridade na realização dos testes rápidos. Pessoas que tiveram contato direto com os profissionais destes grupos que testarem positivo para Covid-19 também receberão prioridade no exame.

O governador Eduardo Leite explica que se trata de um lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde e que mais testes serão disponibilizados em um segundo momento. – Isso permitirá uma melhoria no monitoramento do vírus no Rio Grande do Sul e a identificação de novos casos – salientou o governador.

Para a realização do teste rápido sorológico, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado fica pronto em até 20 minutos. O exame detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui