Prefeito de Palmeira das Missões assumirá a gestão da FAMURS

0
544
Prefeitos Antônio Cettolin e Eduardo Freire (Foto: Divulgação/FAMURS)

Durante a programação do 39º Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul, que acontecerá entre os dias 03 e 05 de julho em Bento Gonçalves, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

A eleição para ratificar o nome dos indicados pelos partidos políticos para compor a presidência da entidade ocorreu no dia 24 de maio. Com 174 votos favoráveis de prefeitos gaúchos, o chefe do Executivo de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, foi escolhido para comandar a FAMURS no biênio 2019/2020.

O presidente eleito afirmou que a Casa dos Municípios deve ser protagonista na articulação de demandas de interesse de todas as gestões municipais. – Pretendo administrar a entidade com austeridade, otimizando recursos e valorizando o corpo técnico, a exemplo da atual gestão que tem na liderança o colega Antônio Cettolin, prefeito de Garibaldi – ressaltou Eduardo Freire.

O prefeito de Palmeira das Missões foi escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para a presidência da FAMURS após eleição interna. Eduardo Freire venceu o pleito com 64 votos de prefeitos e vices do PDT do Rio Grande do Sul. O segundo colocado na disputa foi o prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago, que recebeu 59 votos.

A indicação de Eduardo Freire obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Terceiro partido com o maior número de prefeitos eleitos em 2016, o PDT obteve o direito de escolher o presidente da Federação em 2019.

Antes de Eduardo Freire e Antônio Cettolin, representou a FAMURS o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, do Partido Progressista (PP), sigla que elegeu mais prefeitos na última eleição municipal. O Partido dos Trabalhadores (PT) completa a lista indicando um nome para a presidência na gestão 2020/2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui