BPChoque e Polícia Federal são acionadas novamente para mediar conflito indígena no RS

0
403

Um conflito na terra indígena Carreteiro mobilizou equipes do 3 BPChoque e da Polícia Federal nesta segunda-feira, 3, em Água Santa. O desentendimento foi motivado pela disputa de poder entre o cacicado atual e dissidentes.

Diante da eminência de um confronto, o efetivo do 3º BPChoque deslocou até a terra indígena onde apoiou a Polícia Federal na mediação do desentendimento entre o cacique atual e o o que o antecedeu.

Para solucionar o problema foi realizado uma reunião com a presença de representantes da aldeia, Funai, Polícia Federal e Brigada Militar. Durante a mediação do conflito os indígenas decidiram que o cacique anterior iria deixar o local.

Durante a missão, dois líderes do atual cacicado, entregaram voluntariamente duas espingardas, sendo uma calibre 2o e uma espingarda de pressão modificada para calibre 22. As armas e munições foram encaminhadas até a Brigada Militar onde foi confeccionado o registro para posterior abertura de inquérito policial.
Ao todo um efetivo de aproximadamente 50 policiais entre militares e federais e mais um grupo de funcionários da Funai participaram da operação na terra indígena do Carreteiro.

Rádio Uirapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui