Plantio de trigo no RS deverá começar nos próximos dias

0
49

Conforme o Informativo Conjuntural da Emater-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (09), os produtores do Rio Grande do Sul continuam com os preparativos para o início da próxima semeadura de trigo, efetuando o nivelamento de solos, alocação e readequação de curvas e terraços, e dessecação das áreas.

O boletim também revela que este período de entressafra é de intenso planejamento das culturas de inverno e que os produtores, atualmente, procuram crédito para custeio e aquisição de insumos. Segundo a Emater-Ascar, as instituições bancárias e financeiras reduziram o volume de recursos para o custeio de lavouras e isso impõe inúmeras dificuldades aos agricultores.

A Emater-Ascar acredita que o plantio de trigo no estado seja mais acentuado nos primeiros dias indicados pelo zoneamento agroclimático, pois muitos produtores gaúchos pretendem começar a semeadura da soja, ciclo 2019/20, já no final do mês de outubro. No entanto, mesmo fora do zoneamento agroclimático, os triticultores que não contratam financiamentos para custeio deverão iniciar a implantação da principal cultura de inverno do Rio Grande do Sul nos próximos dias ou tão logo haja condições favoráveis para o trânsito de máquinas nas lavouras.

Ainda não foi divulgada uma estimativa da área que será destinada ao trigo neste ano no Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui