Área plantada com soja é recorde na história do estado

0
47

Ao atualizar as estimativas de produtividade das principais culturas de verão, a Emater-Ascar também revelou que a atual safra de soja possui a maior área plantada da história do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 5,8 milhões de hectares.

De acordo com o último Informativo Conjuntural da Emater-Ascar, cerca de 20% das lavouras gaúchas com soja já foram ceifadas e 41% estão maduros e por colher. Outros 38% encontram-se na fase de enchimento de grãos e 3% na floração.

Os técnicos da instituição afirmaram que a maturação das lavouras avançou significativamente na última semana, apesar da grande umidade no solo, o que prejudicou a colheita em várias regiões do estado.

Segundo a Emater-Ascar, a produtividade registrada até o momento alcança 3,9 mil quilos por hectare (65 sacas), o que é uma surpresa positiva, pois a estimativa inicial ficava em 3,1 mil quilos por hectare (51 sacas).

Numa avaliação geral, o desenvolvimento das plantas em formação e em enchimento de grãos é considerado muito bom. Isso gera nos sojicultores do Rio Grande do Sul uma ótima expectativa de produtividade para a atual safra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui