Tenente Portela - Poder Executivo define secretários para a gestão 2013/2016

jornal-folha-popular-tenente-portela-noticias
 
Sex, 21 de Dezembro de 2012 08:10
Fotos: Dalvana Berlatto / FP Poder Executivo define secretários para a gestão 2013/2016 Poder Executivo define secretários para a gestão 2013/2016

Tenente Portela - Poder Executivo define secretários para a gestão 2013/2016

Em reunião realizada com os partidos da coligação ‘Portela Positivo’ na quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito eleito Elido João Balestrin e seu vice Nelcindo Galli escolheram os nove nomes que auxiliarão a administração a partir de 1º de janeiro de 2013.

Conforme explica Balestrin, os critérios utilizados para a escolha dos nomes foram técnicos e políticos. “As secretarias, dentro do possível, serão gerenciadas prioritariamente por cargos técnicos e todas serão interligadas, o que será fundamental, pois uma contará com o auxílio da outra”, salienta.

Encontros e capacitações já estão sendo realizados para o encaminhamento dos planejamentos que serão desenvolvidos nas secretarias.

Clarice Inês Mainardi, secretária de Administração

Clarice trabalhou na função administrativa da Assistência Social por dez anos, como conselheira tutelar por sete anos, atualmente está cursando Gestão Pública na Unijuí e é responsável pelo Setor de Tributos da Prefeitura Municipal.

Falando sobre seus objetivos frente à pasta administrativa, Clarice afirmou que dará continuidade aos trabalhos, pois são projetos de governo, mas que em conjunto com o prefeito eleito serão feitas algumas adequações a legislações municipais que são muito antigas e precisam ser modernizadas para tornar a administração mais ágil.

“Pretendo durante minha gestão, trabalhar em conjunto com as demais secretarias e manter um constante diálogo com o funcionalismo público”, concluiu a futura secretária.

Salete Bettio Sala, secretária de Assistência Social

Salete é funcionária pública há 8 anos e desde então trabalhou na folha de pagamento e no ICM da Prefeitura Municipal, no Cartório Eleitoral e na Escola Airton Senna.

Conforme explicou, esta pasta é muito abrangente, pois tem inúmeros projetos do Governo Federal que já estão em andamento e outros que de acordo com as possibilidades do município serão implantados.

“Desde que meu nome foi cogitado para a secretaria, estudei os programas desenvolvidos e procurei me inteirar de todas as questões que os norteiam. Pretendo buscar as soluções dos problemas dos beneficiários, resolvendo as pendências e atualizando as questões necessárias para por em ordem os programas governamentais”, explicou Salete, concluindo que gosta muito de projetos beneficentes e que trabalhará com estes quesitos para auxiliar a comunidade e as entidades municipais.

Remor Boni, secretário de Desenvolvimento Rural

Boni é agricultor, trabalha há anos com suínos e vacas leiteiras, foi eleito vereador três vezes e diretor da Rádio Municipal por dois anos consecutivos.

Questionado sobre o plano de gestão que pretende desenvolver na nova secretaria, Boni afirmou que pretende estabelecer parcerias com as entidades que trabalham diretamente com o agricultor, como a APDA, a Emater, a Cooperfamiliar, a Coopertenpo e demais instituições da área. “A Secretaria de Desenvolvimento Rural nasceu da junção da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Obras, portanto temos muita coisa para fazer. Estou aceitando este desafio para tentar melhorar a qualidade e facilitar o acesso dos pequenos agricultores aos projetos e programas que podem auxiliar para isso”.

Elenir de Carli (Nena), secretária de Serviços Urbanos

Nena é professora de História e Geografia, já trabalhou como adjunta nas secretarias de Saúde, Educação e Serviços Urbanos e é vereadora da gestão 2009/2012.
Convidada para integrar a equipe administrativa como secretária de Serviços Urbanos, Nena afirma não ter nada definido ainda. “Poderá haver mudanças”.

“Já fui secretária desta pasta durante três anos, por isso sei como funciona, é uma secretaria que exige muito. Temos que cuidar de muita coisa”, explica ela afirmando que inicialmente é necessário continuar com a mobilização urbana e resolver os problemas com o saneamento básico.

Geni Kasper Carboni, secretária de Educação, Cultura e Desporto

Geni trabalhou durante anos no atendimento pedagógico na Escola de Educação Especial Recanto da Alegria – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Tenente Portela e foi administradora escolar da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto nos últimos anos.

Sobre seus objetivos para a secretaria, Geni salientou que pretende dar continuidade ao trabalho, que será sempre voltado ao coletivo. “Com o foco constante na qualificação e valorização dos profissionais, pretendemos priorizar um trabalho de excelência para com as nossas crianças e adolescentes”, explicou a secretária.

José Guilherme Cardoso, secretário de Finanças

Cardoso é funcionário público desde 1983 quando veio do município de Braga por indicação do contador e secretário da Fazenda Antonio Carlos Oliveira dos Santos, foi secretário de Finanças de 1993 a 1995, é técnico em contabilidade e é o atual chefe do Setor de Contabilidade da Prefeitura Municipal.

Falando sobre os trabalhos que serão desenvolvidos, Cardoso afirmou que o que está certo vai continuar. “Faremos algumas adaptações, sempre buscando melhorias. Trabalharemos com eficiência e responsabilidade dando continuidade e evoluindo na gerência dos recursos, porque hoje atravessamos um período muito difícil tendo em vista a redução de recursos a nível federal, que é motivada pelos incentivos que o Governo vem dando a custas do município, com redução do IPI e de outros impostos”.

Cardoso também salientou que um novo Código Tributário será implantado no município, visando o atendimento das leis, a nível federal e estadual, que estão sendo mudadas, dando maior eficiência à fiscalização, normatização e arrecadação de tributos de competência do município. “Para atingirmos nossos objetivos iremos formar uma equipe que será treinada e qualificada para o desenvolvimento pleno das atividades delegadas”.

Suzerly Fatima Bonotto, secretária de Planejamento

Suzerly foi professora estadual, secretária de Educação de 2005 a 2008 e secretária de Administração e Planejamento durante a gestão 2009/2012.

Sobre as novas atividades que serão desenvolvidas pela secretaria a partir de janeiro, Suzerly comentou que agora o Planejamento vai dar suporte às demais secretarias, juntamente com o prefeito e o vice. “Nosso objetivo será descentralizar o governo, trazendo a comunidade para discutir as ações da administração. O Planejamento vai dar o suporte para que isso aconteça, fazendo da comunidade autora das novas discussões do município”.

De acordo com Suzerly, a nova secretaria vai institucionalizar o orçamento participativo. “As pessoas tem que entender que teremos que trabalhar pelo coletivo e não pelo individual”, conclui a secretária.

Natanael Diniz de Campos, secretário de Indústria, Comércio e Turismo

Diniz é vereador da atual legislatura, foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores em 2011 e trabalha no Clube Miraguai há 13 anos com escolinhas de futebol.
O novo secretário afirma que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos. “Trabalharemos com o que tem de bom. Já temos alguns projetos em andamento, agora incentivaremos as agroindústrias já instaladas e tentaremos instalar outras”, explica. Outros pontos que serão centralizados pelo gestor são as parcerias com a ACI e o comércio local, o incentivo aos micro e pequenos empreendedores e a implantação de empresa no Parque Industrial, que está em fase de conclusão e gerará emprego e renda no município.

Diniz também pretende incentivar o turismo, a Expotenpo e a Cavalgada Tenente Mário Portela Fagundes no município.

Giovana Maciel, secretária de Saúde e Saneamento

Giovana é professora estadual de licenciatura plena em Matemática pela Facepal, pós-graduada em Educação na Unijuí e possui mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí, trabalhou como professora e diretora do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela em Miraguaí de 1996 a 2010, atualmente é assessora de Recursos Humanos da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Três Passos e é professora no Instituto Cenecista de Educação de Tenente Portela.

Falando sobre seus objetivos para a gestão, Giovana afirmou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido, pois acredita que uma boa gestão se faz considerando e olhando o passado, para que através dele se planeje o futuro. Porém, devido à grande demanda da Saúde serão desenvolvidas ações que estarão previstas em um plano de governo que será apresentado e aprovado pela comunidade portelense. “Considerando a estruturação e organização das ações e serviços da Saúde em nosso município, as necessidades da população e a nossa capacidade de realização, queremos a permanente melhoria no atendimento e nos serviços prestados direta e indiretamente à comunidade. Entendo não ser tarefa simples gestar a área da Saúde, em qualquer âmbito, mas contaremos com políticas públicas que visem a avaliação periódica dos trabalhos, a qualificação dos recursos humanos, a otimização dos recursos financeiros, a ampliação e implantação de novos programas que serão permanentemente discutidos com a comunidade”, concluiu a nova secretária, salientando que a partir de janeiro haverá a reorganização do Conselho Municipal de Saúde com vistas a uma administração mais participativa e democrática

Folha Popular

Adicionar comentário


Código de segurança


Atualizar