Dr Filippe Augusto, cardiologista da clínica INCORPE e Hospital Santo Antônio, conscientiza sobre a importância de medidas preventivas, sobretudo em época de pandemia

0
320
Dr Filippe Augusto Vieira Silva Cardiologista e Métodos CRM 43580

Em 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Excluindo a Covid-19, atualmente, a maior carga de morbimortalidade no Brasil pertence às doenças crônicas não transmissíveis, sendo que as doenças do coração lideram esse ranking.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e a recomendação para se ficar em casa com o intuito de evitar maior disseminação dos casos, é fundamental que as pessoas mantenham uma rotina física ativa, pois o sedentarismo é prejudicial para o sistema imune possibilitando infecções virais.

Ficar “parado” e se alimentando inadequadamente favorece ganho de peso, aumento da pressão arterial, da glicose e dos lipídios no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, que associadas levam ao pior prognóstico em pacientes acometidos pela Covid-19, independentemente da idade.

De acordo com o conceito definido pela Organização Mundial da Saúde “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Portanto, seguem abaixo algumas dicas de como se manter saudável no momento que estamos vivendo:

Para cuidar do corpo:
– manter alimentação saudável;
– sono regular;
– evitar sedentarismo (as atividades de vida diária são excelentes alternativas para uma rotina fisicamente ativa: varrer casa, passar pano, arrumar o jardim, lavar louças, arrumar armários e pequenas reformas);
– praticar atividade física (no mínimo 150 minutos por semana para adultos e 300 minutos por semana para crianças e adolescentes);
– realizar consultas preventivas de acompanhamento das doenças de base;
– manter calendário vacinal em dia.
Para cuidar da mente:
– manter uma rotina equilibrada entre momentos de estudo/trabalho e momentos prazerosos;
– aproveitar os momentos em casa com a família e pessoas que mais amamos;
– dar atenção às alterações e sintomas emocionais e buscar suporte profissional;
– lembre-se que excessos são prejudiciais à saúde mental;
– reserve momentos para alongamento e relaxamento;
– evite permanecer por longos períodos sentado, deitado, ou utilizando dispositivos eletrônicos.

Cuidados coletivos:

– usar máscara cobrindo boca e narinas (mantê-la seca, limpa e trocar com frequência);
– praticar o distanciamento social e evitar aglomerações;
– higiene frequente e correta das mãos com água e sabão e álcool 70%.
Todas essas medidas são uma forma de cuidado consigo e com o próximo porque, apesar da vacinação ter iniciado, a pandemia ainda não tem previsão de acabar.
Na INCORPE você encontra profissionais capacitados para cuidar da saúde do coração, da criança e da mulher. Agende sua consulta! (55) 3551-2249 ou (55) 99992-2249.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui