Três Passos torna-se epicentro de Dengue e Coronavírus na Região Celeiro

0
420

O município de Três Passos segue com número crescente de casos confirmados de Covid-19. Na tarde de quinta-feira, 7, o prefeito municipal, José Carlos Amaral, informou que sete novos casos foram confirmados, totalizando 30 notificações positivas para o novo coronavírus no município.

Os mais recentes casos confirmados são: mulher de 20 anos; criança do sexo feminino, de 10 anos; mulher de 19 anos; mulher de 27 anos; mulher de 23 anos; homem de 53 anos; e homem de 27 anos de idade.

Além destes casos, o prefeito informou que no final da tarde de quinta-feira, uma paciente idosa, de 92 anos de idade, que apresenta quadro de sintomas para o novo coronavírus, teve que ser internada no Hospital de Caridade. A paciente realizará coleta no domingo, através de exame PCR, que será encaminhada ao Lacen-RS.

Com 30 casos confirmados, o município de Três Passos se aproxima de ficar entre os dez municípios de todo o Rio Grande do Sul, com o maior número de casos de coronavírus.
O prefeito também informou que o município estará desativando as barreiras sanitárias a partir de sexta-feira, 8 de maio, em função de que já há o reconhecimento de transmissão comunitária no município, sendo impossível neste momento identificar o epicentro de transmissão do vírus. “Esse mecanismo foi muito importante, com trabalho educativo muito grande e que permitiu identificar o fluxo de pessoas e tentar prever a transmissão de Covid-19 na cidade”. Entretanto, segundo o prefeito, “com o nível de circulação comunitária do Covid-19, significa que o vírus está circulando entre as pessoas e o cuidado tem de ser no fluxo interno da cidade, e não mais nas entradas.”

Com a desativação das barreiras sanitárias, agora serão estabelecidos três pontos de apoio e orientação, dentro da cidade: na Praça da Bandeira, na Praça Reneu Geraldino Mertz e ao lado do Shopping das Frutas, na Avenida Costa e Silva.

Esses pontos serão utilizados por voluntários e pelos dez agentes civis de combate à Covid-19, que participaram de processo seletivo e foram contratados esta semana para orientar a população, tirar dúvidas e fiscalizar as medidas que foram decretadas e que devem ser observadas pela comunidade, como o uso de máscara, a assepsia com álcool em gel, o uso adequado das máscaras e o seu descarte, o funcionamento correto dos estabelecimentos comerciais, entre outros fatores.

Dos 30 casos confirmados, nenhum paciente está hospitalizado neste momento. Apenas o primeiro caso confirmado havia sido internado, mas deu alta na última segunda-feira, do Hospital de Caridade, sem necessidade de internação em UTI.

E um dos casos já confirmados no município, um homem de 47 anos, Rogério Beier, foi o primeiro caso do município que teve alta, ou seja, é uma pessoa considerada curada da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui